As mesmas dificuldades que o micro e pequeno empresário encontra no seu dia-a-dia, para a manutenção de suas empresas, existem no meio virtual. Levantamentos da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), revelam que 33,3% das lojas e empresas on-line encerram suas atividades antes de completarem o segundo ano de operação.

O índice de mortalidade virtual é 8.3% acima da taxa calculada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o comércio tradicional no país, que é de 25%.

Em ambos os casos, o elevado grau de mortalidade se deve à baixa informação e profissionalismo, bem como a uma superficial pesquisa de mercado antes do lançamento do negócio.

A câmara ainda associa o resultado à deficiência de know how tecnológico ou conhecimento das especificidades do comércio eletrônico.

“Muitos empresários ampliam seus negócios para a Internet, acreditando que irão vender para todo o planeta em um único click, mas a Internet deve ser vista tão-somente como uma extensão do seu negócio físico”, analisa o especialista em comércio virtual, Cid Torquato.

As fraudes virtuais e os mecanismos de análises de crédito, na opinião do especialista, são informações estratégicas que não chegam ao conhecimento do pequeno empreendedor. “Poucos sabem, mas as fraudes são maiores para o vendedor do que para aquele que compra uma mercadoria pela Internet.

Muita gente faz uso de cartão de crédito clonado para adquirir produtos, e somente as grandes empresas do segmento virtual sabem diferenciar uma compra legal de uma fraude. Daí porque o mercado virtual é tão concentrado”, completou Torquato.

De acordo com Gastão Matos, consultor da camara-e.net para o Comitê de varejo on-line, um estudo sobre as melhores práticas para lojas virtuais será lançado até o segundo semestre. A pesquisa vai procurar esclarecer o caminho crítico do empreendedor on-line para o sucesso.

Temas como segurança, usabilidade, divulgação, meios de pagamento, riscos, entre outros farão parte do estudo.

Setor tem 15 mil lojas, mas 20 ficam com 85% da receita

Apenas 20 das 15 mil lojas do comércio eletrônico nacional concentram 85% do faturamento, estimado em R$ 10 bilhões esse ano segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), “A pouca informação é o maior obstáculo para o pequeno e médio empresário ingressar no comércio virtual”, explica o especialista do setor, Cid Torquato.

Fonte: http://www.wbibrasil.com.br/boletim.php?id_boletim=471

Diante destes números a melhor saída para alterar esta realidade é a busca incessante por conhecimento. A informação nesta àrea é algo muito precioso. Como ainda são raros os cursos e especializações acadêmicas neste meio, nos resta participar de todo tipo de palestra, seminário, bate-papo e eventos com profissionais da àrea.

Através da ajuda mútua entre empreendedores e profissionais do ramo, a taxa de mortalidade pode diminuir. E para deixar mais claro, o foco da UpaLupa é justamente este: ajudar o pequeno empreendedor a traçar o melhor caminho na internet, diminuindo ao máximo as chances de erros através do planejamento.

E quando falo de planejamento, relaxa, não vou dar nós na sua cabeça, de forma simples vamos colocar no papel as nossas idéias, deixar tudo organizado e à partir daí fazer o sistema da empresa e a sua equipe entenderem isso.

Muita gente já me disse que não precisava planejar nada pois havia um sistema milagroso que já controlava tudo para eles. Ocorre que seja lá qual for o seu ERP, CRM e outras siglas por aí, nenhum deles vai adivinhar o que você precisa. Portanto, mesmo que você tenha um, vai precisar alimentá-lo com informações sobre o seu negócio. Informações essas que precisam estar em ordem e precisam fazer sentido. Caso contrário, o seu sistema vai gerar relatórios maravilhosos, porém com informações totalmente equivocadas. E daí do que adianta? Nada, né?

Então mãos à obra, amigos. Vamos criar o hábito de planejar (=pensar antes de agir) e assim não teremos que ler notícias tão chatas como esta aí de cima. A internet não perdoa, não mesmo.

Abraço da UpaLupa

Anúncios