Já falei para vocês que eu amo quando as experiências virtuais transformam-se em realidade?? Pois é… eu amo! Sempre achei que a internet surgiu para aproximar ainda mais as pessoas e não o contrário.

E empreendedores inteligentes sabem que muitos negócios podem surgir no ambiente online, mas é no offline que eles se concretizam.

Prova disso é a iniciativa da Wine, a maior loja de vinhos da internet brasileira. Numa cantada de bola do Urso [olha ele de novo metido aqui…rs] recebi um convite do Manoel Fernandes da Bites para o #blogcomvinhos e na boa… superou minhas expectativas!

Eu fui interessada em saber mais a respeito da operação deles, como trabalham, como fazem para entregar as garrafas para o Brasil todo sem quebrar nada, ou quase nada, enfim… Curiosidades de quem tem um blog para falar sobre comércio eletrônico e não culinária.

Descobri que eles possuem uma embalagem exclusiva e que por conta dela possuem apenas 0,5% de avarias. Fantástico, né? Tirei até foto:

NOITEDEVINHO 031Rogério Salume, presidente da Wine.com.br com sua super caixa!

As entregas são feitas pela TAM e eles utilizam uma plataforma canadense na loja virtual, que inclusive estou louca para conhecer… Quem sabe o Rogério topa minha visita lá na central deles para contar mais como tudo funciona.

Bom, não sei cozinhar, não sou expert em vinhos e para falar a verdade nunca tive muito este hábito. Tomava apenas  na companhia do meu pai quando ele abria uma garrafa em casa, entre amigos e com aquele par romântico. Mas eu nunca escolhi sozinha. Nem sabia diferenciar um vinho do outro. As poucas vezes que peguei uma garrafa para bebericar sozinha na minha varanda e pensar na vida, foram com vinhos que já estavam em casa porque alguém comprou.

Conto isso para vocês terem uma noção da ignorância da pessoa no assunto. Maaaaas naquela noite de 21 de Setembro de 2009 tudo mudou! Quando a sommelier começou a explicar qual a história de cada um e com qual tipo de comida combinavam, a coisa foi ficando interessante… Nossa, comi um risoto de funghi divino acompanhado de uma daquelas preciosidades que eles vendem e quase surtei!

Quero dizer com isso que precisei passar por esta experiência offline para que o interesse pelo produto surgisse. Logo eu que sou toda interneteira confesso que não dispenso o contato pessoal jamais! Agora, depois que conheci o produto, os donos da loja, como eu posso escolher melhor o vinho de acordo com meu paladar e bolso, sem dúvida alguma sinto-me preparada para comprar qualquer vinho pela internet.

E se isso aconteceu comigo, pode acontecer com o seu cliente também. Fiquei tão tarada por vinhos que na semana seguinte participei da Confraria da Dolce Morumbi com o Jean Baschenis, sommelier da Miolo, e descobri mais um montão de coisas sobre este mundo, entre elas:

  • Alimentos que não harmonizam bem: alcachofra e ovo.
  • O formato da taça é estratégico, feito para jogar o líquido na região correta da língua que vai detectar um ou outro gosto diferente.
  • Nunca diga que um vinho possui cheiro de uva! Isso é uma ofensa! Tudo porque os vinhos que mais possuem cheiro de uva são aqueles produzidos com uma uva americana chamada Isabel e geralmente são bem baratinhos. Então vinho fino e bom tem cheiro de tudo, menos de uva, ok?

Bom, há uma listinha de coisas que descobri sobre o assunto e quem quiser depois, só falar… Aliás se eu estiver errada, por favor, falem também.

Eu acredito muito neste tipo de ação! Passei uma noite deliciosa na Vinea, acompanhada de 17 blogueiras [eles não são nada bobos… convidaram só mulheres e blogueiras…hehehe] com direito a vinhos deliciosos, boa conversa, boa companhia e nada, mas nada mesmo substitui momentos como estes. A Wine acertou em cheio com a ajuda da Bites e da All in Media.

blogvinho2

blogvinho

Ninguém forçou a barra para nenhuma de nós escrever sobre o assunto, simplesmente porque seria desnecessário… nossa cara de contentes já falava tudo! Fora que eu senti que essa não era a única intenção. De fato eles queriam sentir qual o nosso comportamento em relação ao produto e fizeram uma pesquisa super legal sobre isso.

É assim que se faz um bom trabalho em mídias sociais voltado para o público que compra na internet. Ponto.

Por isso merecem aplausos e sucesso!

FOTOS NO FLICKR

Bjokas

Anúncios