Muito bom ter amigos que contribuem para o nosso dia-a-dia ser mais interessante… eu não viveria sem os meus. Todos são especiais, mas tenho sorte de ter um amigo como o Roberto Sena, que agora está do outro lado do oceano, matando nossa turma de saudade.

Mesmo longe, graças a internet, ele ainda renova nossos laços com uma dica diferente, com o alerta de um evento novo, uma novidade… enfim, é o cara que te faz pensar para frente e além.

Na última conversa que tivemos, ele me passou o link do blog dele com um documentário. Pensei: “Putz! 60 min! Não dá tempo de assistir tudo agora, mas vou dar uma olhadinha…”  Tsi tsi tsi … além de assistir até o fim, a cada instante ficava mais e mais encantada.  Por isso gostaria de dividir com vocês. Para explicar do que se trata este documentário, nada melhor que as palavras de quem indicou:

[…] No meio de tanto conteúdo o documentário Us Now me rouba a atenção. O vídeo criado pela produtora inglesa Banyak aborda a colaboração em massa, generosidade, a influência da redes socias nos governos mundiais, e claro, cita muitos exemplos de projetos que sao sucesso, como o Zopa, banco em que todos são gerentes.

Em tempos em que a escassez de crédito tem sido um dos piores efeitos da crise financeira mundial o banco britânico traz uma idéia muito simples, porém funcional, ou seja, o dinheiro do investidor (pessoa que empresta) é dividido em diversos empréstimos de forma a reduzir o risco de inadimplência, o resto funciona como um empréstimo normal, nisso tudo o único intermediário é o site que gerencia a operação. Os juros cobrados para o empréstimo de mil euros, por exemplo, não passa de 4% no fim do período de um ano, taxa que é praticamente inexistente num banco tradicional, ainda mais no Brasil, onde as instituiçcoes financeiras cobram um absurdo. No entanto, segundo a legislaçao brasileira o banco inglês não pode operar em solo brasileiro, por ser considerado uma transação semelhante à agiotagem.

Outro caso abordado no documentário é o Ebbsfleet United, clube de futebol comandado pelos próprios fãs, fundado em 1946 e que hoje está na 5ª divisão. Ficou mundialmente conhecido quando foi noticiado que, estando à beira da falência, diante da situação, acabou abrindo seu capital para todos, através da rede, possibilitando que os próprios torcedores adquirissem ações pelo preço unitário de 35 libras esterlinas. Enfim, o documentário foca nos projetos e propõe questões e sugestões, ao invés de ficarmos apenas submetidos a redes sociais tradicionais, como Flickr, Facebook, etc.

Divirtam-se! Bjoka de UpaLupa

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

more about ““Us Now”“, posted with vodpod
Anúncios